top of page
Dunelli_CC2018_(RafaelRenzo)-1.jpg

Estúdio da Longevidade

Local: São Paulo, Brasil

Arquiteto: Flavia Ranieri

Construção: Real Impacto / @real.impactoengenharia

Fotos: Rafael Renzo / @rafaelrenzo_fotografia

Fotos: Jorge Hynd / @jorge.hynd

Autor texto: Flavia Ranieri

2018 foi um divisor de águas em minha carreira. Quando pensei em fazer a CasaCor São Paulo eu tinha terminado a pós-graduação em gerontologia há mais de um ano e queria muito levantar a bandeira do envelhecimento ativo onde a arquitetura e a tecnologia seriam nossos aliados para fazer isso acontecer.

Mirando na realidade de muitos brasileiros, optei por um espaço pequeno onde eu pudesse provar que mesmo em áreas compactas era possível ter uma vida confortável e segura. E assim nasceu o Studio da Longevidade!  O que era para ser um manifesto, cresceu e provou que a sede por temas do tipo podem atrair ao invés de afastar. Além dos visitantes tradicionais da mostra, recebi excursões de estudantes de arquitetura, de pessoas 60+ interessadas em construir suas futuras residencias, investidores, empreendedores e fornecedores interessados na área.

O Studio me rendeu um prêmio Estadão de melhor Loft e guardo com orgulho o troféu atrás de mim. E eu que já estava engajada na área da geroarquitetura, não parei mais. Aqui mostro um pouco do projeto a que tenho tanta gratidão.

A entrada

Elencar os problemas enfrentados no processo de envelhecimento me ajudou a pensar nas soluções. Logo na entrada vários deles se colocam como não escutar a campainha tocar, abrir a porta quando se está caído no chão, controlar a saída e entrada de pessoas, não enchergar o buraco da fechadura e assim vai. 

A solução foi colocar uma fechadura inteligente. Ao tocar a campainha ela toca no celular e por ele você consegue ver e falar com a pessoa na porta, além de abrir pelo próprio aplicativo. Nada de chaves mais. Esse recurso me salvou várias vezes em que tive que abrir o ambiente fora do horário para fotógrafos, faxineiras e seguranças. A tecnologia avançou e hoje conseguimos fechaduras até com reconhecimento facial. Nada de digitais e ter que se lembrar de senhas.

Um apoio ao lado da porta para colocar todos os objetos impede que se esqueça a carteira, chave do carro por exemplo. 

A sala 

Em um ambiente tão pequeno, integrar a sala de jantar e estar foi fundamental. Preservar a ergonomia com estilo e conforto foi o desafio, mas com pequenos detalhes nada ficou pra trás:

  • A parede logo depois da entrada e a estante tiveram o papel de armazenar objetos afetivos e memórias de vida.

  • Um banco fez a vez de apoio para objetos e local para visitantes sentarem e conversarem com quem estava no sofá ou na mesa de jantar.

  • O sófá foi encomendado levemente mais alto e as almofadas definem a profundidade ideal para cada usuário.

  • A mesa de refeições redonda tem o tampo tipo bandeja, para evitar que alimentos e líquidos caiam no chão e seja risco de queda.

  • A cadeira tem braço, é firme e estável.

  • As plantas trazem a natureza pra dentro e foram disponibilizadas em prateleiras e em pendentes. Tudo para facilitar o alcance e a pessoa não precisar se abaixar.

A cozinha

097_MG_0700.jpg
102_MG_0710.jpg

Vários truques ajudam a manter uma das atividades preferidas de algumas pessoas. Cozinhar! Não é o meu caso, mas com uma cozinha compacta como essa até eu iria me aventurar!

  • Forno é multifuncional e o modelo dessa marca foi escolhido por ser muito intuitivo. Um botão para o forno elétrico e outro para a modalidade microondas. Simples assim! Outro ponto é sua altura de instalação alinhada com a bancada. Assim o morador não precisa se abaixar para pegar itens quentes e pesados.

  • O armário alto acima do forno possui uma ferragem onde as prateleiras possuem uma alça e dispensa o uso de bancos ou escadas para acessar os mantimentos. O legal, é que quanto mais pesada e cheia, mais leve fica o mecanismo! ;)

  • A bancada é clara e fosca com iluminação de destaque para reforçar atividades que requerem mais atenção como cortar legumes ou ver a cor da carne.

  • Abaixo da pia há espaço para entrar com cadeira de rodas e uma banqueta mais baixa que o convencional serve como apoio e descanso para as pernas.

  • O fogão por indução está conectado ao sistema de automação e ao sensor de fumaça. Se esquecer algo na panela, ele desliga sozinho! Quero pra mim isso!

  • Estante aberta e baixa para deixar à vista as coisas usadas no dia-a-dia! Acabou o abre e fecha de armário!

  • Gavetas elétricas. É possível abri-las com o pé, quadril e bumbum! hahahahah

O corredor

Esse corredor ganhou um novo significado! Nada de simplesmente área de passagem. Nele encontramos a lavanderia, o escritório e a entrada do banheiro. O escritório está cheio de memórias afetivas que busquei na minha própria família! A natureza volta e a iluminação complementar ajuda a quem dificuldade na visão. O relógio e o calendário auxiliam na localização no tempo, principalmente para quem tem algum tipo de demência.

No lado oposto a lavanderia está escondida atrás de uma porta de correr. O puxador também pode ser usado como barra de apoio e a porta está bem sinalizada com adesivos com dicas de como abrir. e informando o que tem atrás da porta.

O modelo da máquina de lavar e secar é mais alto facilitando na mobilidade. A prateleira elétrica pode ser acionada pelos botões ou por controle remoto. Nada de subir no banquinho!

O corredor ainda possui um sistema embutido de aspirador com tubulação embutida! ;)

O quarto

Um grande pórtico abraça todo o conjunto de marcenaria da cozinha ao quarto. Esse elemento adicionado ao rodapé mais alto foi um truque usado para melhorar o alcance das peças no guarda-roupas. Isso porque nos obriga a deixar as gavetas mais altas e o maleiro mais baixo. O cabideiro também acaba ficando mais baixo que o tradicional fazendo que todo o armário exija uma amplitude de movimento mais restrita e mais próximo da realidade das pessoas mais velhas.

  • As portas de vidro facilitam a rápida visualização dos objetos.

  • Iluminação interna ajudam a diferenciar os diversos e sutis tons das roupas.

  • Os puxadores são do tipo alça para facilitar quem tem artrite ou dificuldade na movimentação dos dedos das mão.

  • Uma gaveta para remédios está conectada à automação e avisa no celular ou na Alexa, caso não tenha sido aberta no horário previsto.

Dunelli_CC2018_(RafaelRenzo)-8.jpg
099_MG_0704.jpg
Dunelli_CC2018_(RafaelRenzo)-10.jpg
100_MG_0706.jpg

Um sensor de movimento aciona a iluminação embutida no rodapé, deixando o caminho tanto para o banheiro quanto para cozinha, mais seguro durante à noite. A cama tem uma altura  de cadeira para que o morador consiga sentar e apoiar os pés totalmente no chão. A roupa de cama fica presa para não gerar tropeços no caminho e a mesa de cabeceira recebe um sistema de monitoramento para casos de emergência e quedas. A chamada fica à um grito pra Alexa que está localizada no meio do caminho e pode ser escutada de toda a moradia.

  • O termostato mantém a temperatura sempre confortável e ainda ajuda na economia de energia. 

  • A persiana está programada para abrir e fechar em horários específicos, ajudando na manutenção do ciclo circadiano do corpo. 

  • A cortina está alinhada ao piso sem sobras que gerem tropeços.

  • Os post-its foram uma brincadeira fazendo uma referência aos avisos e lembretes que deixamos pela casa, mas virou um hit e os visitantes deixaram várias mensagens e histórias que encheram meu coração. No fim da mostra já tinha post-it até no teto!

O banheiro

A automação também chega até aqui! Um sensor de movimento acende a luz balizadora ao lado do vaso e embaixo da bancada da pia. Uma luz suave que não causa ofuscamento durante à noite, mas ajuda na mobilidade.

A câmera fica sempre desligada, mas pode ser usada em caso de emergências para comunicação, uma vez que todas elas possuem microfone e alto-falante. 

Dunelli_CC2018_(RafaelRenzo)-16.jpg
Dunelli_CC2018_(RafaelRenzo)-15.jpg
Dunelli_CC2018_(RafaelRenzo)-18.jpg

As barras de apoio ajudam em vários momentos e o vaso sanitário suspenso está instalado na altura sugerida da norma de acessibilidade. Além de facilitar à mobilidade ele também ajuda na hora da limpeza, ficando mais fácil passar a vassou ou rodo livremente por baixo.

  • O suporte ao papel higiênico fica mais à frente poupando o morador o movimento de torção do corpo para acessá-lo. Ele também possui uma prateleira de apoio para pequenos objetos.

  • A descarga possui um sensor e é ligada automaticamente quando o morador se levanta do vaso sanitário.

  • A tampa do vaso possui freio ao fechar evitando o bate-bate da peça.

  • O móvel embaixo da pia pode ser retirado no caso de precisar de uma cadeira ou mesmo para o uso de pessoas em cadeira de rodas.

  • Todos os registros e torneiras são do tipo monocomando e a pia além de ter uma cor contrastante à bancada para ajudar a mira, ainda possui a torneira localizada na lateral para facilitar o acesso.

  • Um toalheiro elétrico na parede lateral ajuda a manter a toalha seca e em temperatura agradável.

  • O banco articulado dentro do box ajuda a quem tem dificuldade de tomar banho em pé e à pessoas que usam cadeira de rodas e preferem se transferir.

Todo a área do box é um caso à parte! O piso vinílico que é antiderrapante e permite a limpeza segue até a entrada da área molhada dando acolhimento e sofisticação. O trilho do box fica embutido no piso mantendo a transição sem degraus. O recolhimento da água é feito através de ralos lineares embutidos revestidos com o mesmo acabamento de porcelanato.

O sistema de fechamento do box permite várias configurações conforme a necessidade e desejo do usuário:

  1. Na forma como mostrada na foto o morador usa da forma convencional com o chuveiro de teto e/ou auxílio da ducha manual.

  2. Se precisar de mais área de manobra a porta de vidro ao lado do vaso sanitário articula e permite a entrada de forma mais confortável.

  3. No caso de uso no vaso sanitário, a porta de correr fecha toda a área molhada permitindo o banho no próprio vaso, uma vez que a ducha manual alcança a região.

Quer ver funcionando e ver mais detalhes? Assista ao vídeo abaixo onde faço um tour pelo espaço!

Fornecedores: AlarmBR.com, Arnaldo Danemberg Antiquário, Blum do Brasil, Brília, Casa Moysés, Celmar Móveis, Cerâmica Portinari, CIF, Deca, Dunelli Casa, Duratex, Entreposto, Gorenje, Hayden, LG eletronics do Brasil, Petra Design Mármores e Interiores, Salva Piso, Silestone e Dekton by Cosentino, Telehelp, Tintas Coral, Uniflex Jardim Sul - Soluções em vidros e metais.

bottom of page