top of page
Image by Aaron Andrew Ang

Arquitetura
e Demência 

Curso

Ciro Albuquerque
Flavia Ranieri

Preço

R$ 790,00

Carga Horária

8 Aulas

Atualmente, mais de 55 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com demência, e a cada 3 segundos uma nova pessoa é diagnosticada com essa condição (OMS, 2022). As projeções indicam que esse número aumentará significativamente, podendo chegar a 153 milhões até o ano de 2050 (GHE, 2022).

 

A demência já é reconhecida como a 7ª principal causa de morte globalmente, e em muitos países está se tornando a principal causa de mortalidade (OMS, 2022). O ônus econômico da demência é de 1,3 trilhão de dólares por ano, índice que mais do que dobrará até 2030 (OMS, 2017).

Entre 2000 e 2019, as mortes atribuídas à demência aumentaram em 181%, sendo mais pronunciado em países subdesenvolvidos, com a Doença de Alzheimer (DA), representando 60% dos casos.  No Brasil e na América Latina, especificamente, espera-se um aumento de 200% no número de casos de demência, de 2019 a 2050, em comparação com apenas 100% nos Estado Unidos (Berlota et al., 2023).

É urgente e estamos atrasados.

Se você quer fazer a diferença pensando em ambientes mais adequados às pessoas com demência, esse curso é para você.  

Sobre o curso

Ministrado pelos arquitetos Ciro Albuquerque e Flavia Ranieri, o curso online abordará sobre como o  ambiente arquitetônico pode ser uma ferramenta vital para o bem-estar das pessoas com demência.

O curso será ao vivo, online através da plataforma Hotmart, com duração de aproximadamente uma hora cada aula. Os alunos poderão interagir com os professores e tirar suas dúvidas, mas para quem não conseguir participar ou quiser rever o conteúdo posteriormente, as aulas ficarão gravadas na plataforma por um período limitado.

Cronograma

MÓDULO 01

17 Julho

17h

A base do curso irá abordar o contexto 60+ atual sobre o envelhecimento saudável e conceitos básicos, continuando pelos contextos global e nacional da Demência e seguindo com uma explicação sobre a doença em si com seus fatores que são ou não modificáveis.

MÓDULO 02

24 Julho

31 Julho

07 Agosto

15 Agosto

17h

Durante um mês iremos nos aprofundar dos 10 princípios de design de ambientes para as pessoas com demência. Bem ilustrativo e com bastante exemplos poderemos entender como cada um deles pode ser incorporado ao projeto.

MÓDULO 03

21 Agosto

17h

Após conhecer os princípios de design de forma individual, serão apresentados estudos de caso de projetos onde vários princípios são incorporados de forma conjunta. Serão apresentados exemplos de residência uni e multifamiliar, ILPI (Instituição de Longa Pemanência para Idosos), Hospital , Centro Dia e de uso misto. 

MÓDULO 04

28 Agosto

17h

No módulo quatro serã apresentadas algumas ferramentas já validadas e usadas por profissionais globalmente para realizar avaliações ambientais para esse público específico. 

MÓDULO 05

04 Setembro

17h

No fechamento conseguiremos fechar o ciclo de todo o processo. Dúvidas mais profundas poderão ser sanadas e a troca de ideias entre alunos e professores será mais ativa! Aqui todo mundo pode trazer seu próprio case!

Image by Patrick Tomasso

Seja um Pioneiro

Pela primeira vez no Brasil, um curso focado em estratégias de para criar ambientes que atendem e melhoram a qualidade de vida de pessoas com demência. 

Conheça os professores

Image by Siora Photography

Para quem é o curso

Cuidadores e Familiares

Indivíduos que cuidam de pessoas com demência em casa ou em instalações de cuidados, buscando ambientes seguros e funcionais que facilitem a vida diária e promovam o bem-estar dos pacientes.

Organizações Governamentais

Agências de saúde pública e urbanismo que podem promover diretrizes e regulamentações para incentivar a implementação de design inclusivo em espaços públicos e privados para pessoas com demência.

Organizações sem fins lucrativos

Organizações dedicadas ao apoio e à defesa dos direitos das pessoas com demência e seus cuidadores, interessadas em promover abordagens de design inclusivo e acessível em comunidades e instalações de todo o mundo.

Instituições de Saúde e Bem-Estar

Hospitais, centros de reabilitação, centros-dia, centros de convivência de pessoas idosas, instituições de longa permanência para pessoas idosas e outras instituições e edificações que buscam melhorar a qualidade de vida e os resultados de saúde para seus residentes e usuários com demência por meio de ambientes construídos adaptados.

Pesquisadores e Acadêmicos

Profissionais acadêmicos e pesquisadores interessados em estudar e avançar o conhecimento sobre os efeitos do ambiente construído na saúde e no bem-estar das pessoas com demência.

Profissionais

Qualquer profissional que possa impactar o ambiente por onde passam pessoas com demência. Arquitetos, Designers de Interiores, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Enfermeiros, etc...

Aproveite o primeiro lote!

Aproveite o valor de lançamento que será por tempo limitado! Você ainda poderá parcelar!

R$ 790,00

bottom of page